Para alavancar os resultados, há mais de dez anos, a família Soldera investe em um campo experimental, localizado na propriedade em Panambi. Ao longo desse período já reuniram 22 mil avaliações tanto para culturas de verão, milho e soja, quanto de inverno, trigo, aveia e cevada.
O campo, que inicialmente somava 230 avaliações, hoje possui 28 hectares e mais de 4.000 avaliações realizadas ao longo do ano. Nestes dez anos, agrônomos da HF Consultoria já realizaram testes com fungicidas, inseticidas, herbicidas, época de semeadura, adubação, calagem, densidade de plantas, espaçamento, compactação do solo, velocidade de semeadura, manejos de cobertura, nitrogênio, entre outros. “Esses testes nos ajudam na hora de escolher não só as cultivares, mas os produtos e também determinar o melhor manejo para as nossas lavouras”, pontua Didi Soldera, um dos sócios da propriedade.
Os experimentos desta área são direcionados para avaliação do uso em lavouras comerciais, de pivô e cultivo em área de pisoteio. “Quando temos dados para avaliar os desempenhos podemos fazer escolhas mais assertivas. Isso é o que buscamos tanto na agricultura, quanto na pecuária”, reforça Adenir Soldera, também sócio da fazenda.
O campo experimental embasa os plantios de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) realizados nas propriedades localizadas em Panambi, Nova Ramada e Pirapó, todas no Rio Grande do Sul.